Tabuleiros |
No dia 10 de Julho, saímos de Lisboa pelas 9.00h com destino a Tomar. A viagem durou pouco mais de hora e meia, mas como era o dia do “cortejo dos tabuleiros” havia muito trânsito, o que fez com que demorasse-mos mais 45 minutos para chegar à cidade. Lá conseguimos arranjar um lugar para estacionar o carro e fomos visitar a festa.
Exposição dos tabuleiros na Mata Nacional dos Sete Montes |
Os tabuleiros estavam em exposição na Mata Nacional dos Sete Montes (1,5€ cada ingresso). Embora todos seguissem uma norma comum (cinco varas com seis pães de 400g), os arranjos florais em papel eram muito diversos. Depois de vermos a exposição, aproveitámos as sombras das árvores frondosas da mata para fazermos um pic-nic.
De seguida, para ocuparmos o tempo que faltava para o inicio do cortejo, fomos percorrer as ruas que estavam enfeitadas com flores de papel e algumas ruas estavam muito bonitas e originais.
Rua enfeitada - Tomar (Festa dos Tabuleiros) |
Como estava muito calor e sol, sentamo-nos nas “Escadinhas do Alto da Piçarra” para descansarmos um pouco. Quando o desfile começou, pleas 16.00h, já estávamos no largo junto à saída do cortejo da Mata Nacional. Foram muitos tabuleiros que desfilaram este ano, mais de 600. O desfile demorou cerca de 45 minutos a sair da Mata Nacional.
Desfile dos Tabuleiros |
PS: O Convento de Cristo e a sua famosa janela manuelina ficam para uma próxima ocasião.
Sem comentários:
Enviar um comentário